Ach Brito
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Ach. Brito: 100 anos a espalhar charme

A Ach. Brito celebra 100 anos e tem uma bela história para lhe contar. Revirámos o espólio desta marca de cosmética portuense para lhe mostrar, tintim por tintim, como tudo aconteceu até aos dias de hoje

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A história da Ach. Brito começa 15 anos antes da sua fundação, em 1903, ano em que Achilles de Brito se tornou o guarda-livros da Claus & Schweder, a empresa de sabonetes fundada pelos alemães Ferdinad Claus e Georges Schweder, que mais tarde viria a ficar conhecida como Claus Porto. Cinco anos depois, em 1908, Achilles torna-se sócio da marca e um funcionário experiente no mundo da cosmética. Mas quando esta foi nacionalizada, depois da I Guerra Mundial, Achilles, já familiarizado com a área dos produtos de beleza e de banho, arregaça as mangas e decide abrir a sua própria empresa: a Ach Brito. 

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Ach. Brito: 100 anos a espalhar charme

1918

Achilles de Brito, braço direito
 de Ferdinad Claus e Georges Schweder, fundadores da Claus
 & Schweder, tornou-se em
1908 accionista desta empresa. Quando a I Guerra Mundial terminou, em 1918, a Claus, de origem alemã, foi nacionalizada. Achilles e o irmão Affonso de Brito decidiram, então, criar a sua própria empresa de produtos de beleza e de banho, a Ach. Brito.

1925

Mesmo com a Ach. Brito já a trabalhar a todo o gás, Achilles nunca esqueceu a Claus & Schweder. Neste ano, toma uma decisão e compra a empresa de sabonetes. Achilles torna-se o dono da fábrica, na altura sedeada na Rua Serpa Pinto, e de todos os seus equipamentos. Fundem-se assim as duas empresas que passam a partilhar este mesmo espaço.

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1927

O primeiro sabonete da Ach. Brito a ser registado foi o Luxo-Banho, um produto que prometia proporcionar a quem o usasse um “banho de luxo”. Até aos dias de hoje, este mítico sabonete continua a ser comercializado no formato oval original (3,50€). Além disso, a embalagem mantém o mesmo design, ornamentada com flores azuis e com o mesmo tipo de letra.

1929

É no final dos loucos anos 20 que nascem duas das marcas mais icónicas da Ach. Brito: a Lavanda e a Patti. A água de colónia Lavanda é um dos produtos que mais ficou na memória dos portugueses (33€). Uma das razões foi a sua presença em todas as casas de banho dos aviões da TAP. O sabonete verde Patti foi buscar o nome à famosa cantora de ópera Adelina Patti (0,45€).

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1936

Sobejamente conhecida pelos seus produtos de luxo, chegou a hora de se virar para o mercado masculino. É então que aparece nas prateleiras o Musgo, um sabonete para os “homens da alta sociedade” (2,80€). Para dar força à ideia, estamparam na embalagem uma coroa dourada, símbolo incontestável desta linha, que se mantém até hoje.

1953

Os rótulos pintados à mão são característicos da Ach. Brito. Mas nem sempre foi assim, já que até este ano eram produzidos fora da empresa. Em 1953 criaram um estúdio litográfico e uma unidade de impressão. Assim, a Ach. Brito ficou responsável por todas as fases: do cultivo de ervas aromáticas para óleos essenciais, ao fabrico dos produtos e até design das embalagens.

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1968

A Ach. Brito celebra 50 anos
 e, para comemorar a data, o almirante Américo Tomás, chefe de Estado à época, visita a fábrica. Dias antes, Achilles José Alves de Brito, um dos filhos do fundador, “fez obras e deitou a mobília toda fora. Fez quase uma fábrica nova. Contam que foram lá uns camiões e levaram tudo embora”, ri Aquiles de Brito, actual dono e bisneto.

1994

É durante os anos 90, com a
 fábrica a atravessar um período conturbado, que os irmãos
 Aquiles e Sónia Brito, a 4ª geração, assumem a direcção. “Enfrentámos uma ou duas vezes a possibilidade de fechar. A empresa estava parada no tempo desde o 25 de Abril. O meu avô não se preparou para a entrada na União Europeia, nem para o início da distribuição moderna”, explica Aquiles.

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2007

A fábrica muda-se para 
Vila do Conde. O número 22 da Rua de Castelões 
Sul começa a alojar a fábrica, a loja da fábrica
 e torna-se também a sua sede. É neste espaço que acontecem quase todos
 os processos. O design, a produção, o embalamento e o armazenamento são todos feitos aqui.

2008

A Ach. Brito adiciona mais uma marca à empresa. Desta vez, a bracarense Saboaria e Perfumaria Confiança S.A., a segunda fábrica de sabonetes mais antiga do país. Junta, assim, as duas empresas de sabonetes mais antigas da Península Ibérica: a Claus Porto, no segmento de luxo, e a Confiança, no segmento Premium, com os sabonetes Chipre (1,95€ e 2,10€).

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2017

A primeira loja é inaugurada em 2016 sob a insígnia Claus Porto, em Lisboa. No ano seguinte, em 2017, abre a primeira loja no Porto. A Rua das Flores foi o local escolhido para a Flagship Store. Uma loja com três andares onde pode fazer compras, conhecer a história das duas empresas – através de desenhos feitos à mão, litografias e recortes de jornais –, e participar em workshops.

2018

A Ach. Brito continua a ser uma referência na Invicta. Este ano celebra um século de vida, 100 anos que viram passar quatro gerações de Aquiles, com muitos altos e baixos. Para assinalar a data foram lançados sete produtos comemorativos de edição limitada. Entre eles, estão os sabonetes Patti e Triple Alfazema e a água de colónia Lavanda.

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